CALSS

"AdventureQuest Worlds (também conhecido pelo nome AQWorlds ou simplesmente AQW) é um MMORPG de navegador desenvolvida pela Artix Entertainment em 2008. Diferente da maioria dos MMORPGs, AdventureQuest Worlds foi desenvolvido inteiramente em Flash, permitindo rápido carregamente e jogabilidade, até mesmo em conexões consideradas lerdas. Atualmente existem mais de 3 milhões de contas registradas, com uma média de 250 mil novas contas por semana."

Jogabilidade

A jogabilidade de AdventureQuest Worlds é como a maioria dos MMORPGs, a maioria da jogabilidade se baseia em matar monstros e fazer buscas ("quests"). Como qualquer outro jogo multijogador, permite batalhar com os outros jogadores. Ao invés do estilo básico turno-à-turno (como os jogos anteriores da Artix Entertainment), ele usa tempo real para batalhar simultaneamente com os outros jogadores e monstros. Agora não há batalha entre jogadores ("PvP"), mas a Artix Entertainment deixou claro que pretendem adicionar a opção logo.[2]

Buscas ("Quests"), como em outros MMORPGs, são introduzidos pelos NPCs. Numa busca, o jogador precisa matar um ou vários monstros para conseguir os itens de buscas(prova de que seu personagem matou os monstros necessários), e o NPC irá trocar por experiência ("exp"), reputação ("rep"), dinheiro ("gold") e/ou itens como armas.

Equipamentos, incluindo armas, capacetes, capas, bichos de estimação ("pets") pode ser encontrado em lojas, como recompensa por uma busca, e ocasionalmente depois de matar certos monstros. Ao ínves de limitar os equipamentos por níveis ("levels"), ele vem em forma do seu "design". O jogador deve pagar para poder transformar ("enchance") em um item normal no nível que ele escolher em lojas especiais. Isso não significa que você não possa transformar de novo em outro nível. Quando maior o nível, maior o preço para transformar. O jogador precisa ser de um nível igual ou maior para poder usar um item ou transformar.

AdventureQuest Worlds incluí varias classes que os jogadores podem destravar, geralmente fazendo uma busca ou comprando a classe. Existem várias classes bássicas e algumas avançadas, que requerem certos requisitos, como reputação ("rep") em outras classes ou buscas. As quatros classes de inciante são mago ("mage"), ladino ("rogue"), guerreiro ("warrior") e curandeiro ("healer"). Atualmente cada classe tem quatro habilidades ("skills") que são destravada conforme o jogador aumenta o nível de sua classe. Armaduras é completamente separado das classes. Por exemplo, o jogador pode usar uma armadura chamada Blood Ninja e estar usando a classe de mago.

Inventário para armaduras e para os outros item é limitado com 40 espaços cada, mas 40 espaços extras podem ser comprado com "Adventure Coins", a moeda que precisa ser comprado com dinheiro real. Existe também um inventário secundário chamado de inventário de itens temporários ("temp inventory") que é usado para itens de buscas e toda vez que você sai do jogo ele é esvaziado. Tem 20 espaços nesse outro inventário.

Economia e Experiências

"Gold" é a principal moeda do AdventureQuest Worlds. Gold pode ser obtido por diversas maneiras (buscas, matando monstros, vendendo itens, etc.), mas não pode ser comprado com dinheiro real ou transferido para outras contas. Gold é usado principalmente para comprar e transformar itens.

A moeda secundária do jogo é chamada "Adventure Coins". Adventure Coins precisam ser comprados com dinheiro real ou podem ser ganhados a base de troca no "Aextras". São usados para comprar equipamentos especiais, espaços no inventário e outros itens.

Evoluir usa pontos de experiência ("exp"), quando um personagem consegue pontos sufientes, eles passam de nível ("level"). Conforme vão evoluindo, o jogador destrava itens, lugares, etc. O segundo tipo de experiência são os pontos de reputação ("rep") que afeta o nível das classes. Usando as classes o jogador consegue evoluí-la, conforme vai evoluindo a sua classe, o jogador destrava habilidades ("skills") e outras classes.

"O interessante é que o jogo inclui a luta entre o bem e o mal, mas quem ganha é o chaos, que acaba criando 13 lordes para fazer do mundo de lore o mundo do chaos, entre esses lordes, os mais interessanter são kitsune, o de akiba, escherion, da torre da hidra, e finalmente, vath, de dwarfhold."

Game Upgrades

AdventureQuest Worlds ofereçe muitas opções para os jogadores f2p, mas para ganhar acesso ao jogo inteiro, os jogadores precisam pagar para serem membros. Membros tem acesso á várias buscas, armaduras, classes, equipamentos, lugares, um servidor especial e a habilidade de conversar livremente em qualquer servidor (exceto os "Moglin Safe Servers"). Jogadores f2p podem conversar livremente em servidores especiais. Jogadores que pagam em outros jogos (AdventureQuest, DragonFable e MechQuest) podem conversar livremente como um presente por ajudar a testar o jogo.